logo WalkSport_480.gif

O Estilo

 

 

 

7_DSC02701.jpg

É difícil explicar o sentimento de andar de buggy. 

Um bugue (do inglês buggy) é um tipo de veículo automotor  (automóvel), de pequeno porte, geralmente sem portas ou cobertura, que permite a locomoção, geralmente com fins recreativos, sobre terrenos inusuais, tais como dunas, areia, grama, barro, etc.

No Brasil, os primeiros buggys chegaram na bagagem de brasileiros residentes nos EUA, que traziam a carroceria dos modelos de Bruce Meyers e o montavam na mecânica do Fusca. O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil foi o Glaspac, que era uma cópia do Meyers Manx II. A Glaspac foi criada por Donald Pacey, em 1962, e produzia peças de fibra de vidro para caminhões. A idéia de produzir buggys veio de seu amigo Gerry Cunningham.

A partir destes modelos pioneiros, centenas de fabricantes surgiram nas décadas de 70 e 80, que aproveitaram o momento de crescimento do mercado e a inexistência de alternativas importadas. A grande maioria destas empresas acabou fechando, por não ter condições técnicas, gerenciais ou até mesmo econômicas de manterem-se no mercado.

No inicio, a construção de um buggy era artesanal e muitos montavam em casa a partir da compra de kits. O chassi do Fusca era recortado para colocar a carroceria, utilizando-se muitas peças do carro doador, inclusive tanque de combustível, instrumentos, parte elétrica, suspensão, motor e caixa.

Somente a partir de 2008, com a resoluções 291/292 do Denatran, esta prática foi proibida para particulares. Sendo assim, necessário a fabricação de um chassi e carroceria específico para o veículo.

Hoje a legislação é muito rígida e poucos fabricantes atendem às exigências legais de emissões e segurança.

Fonte: Wikipedia / WalkSport

logo WalkSport_130.gif

Jardim Maria Estela
04180-150 - São Paulo - SP